segunda-feira, 5 de abril de 2010

A Doula

                                                        Doula e Humanização

Com o crescente diálogo sobre a Humanização da saúde, a humanização do Parto torna-se um assunto de fundamental importância em todo esse processo, Michel Odent em sua frase: “Para mudar o mundo, primeiro é preciso mudar a forma de nascer”, nos envolve em uma profunda reflexão política e humanista acerca dos rumos saúde da mulher e sua importância no contexto biopsicossocial.

A doula é uma pessoa capacitada a auxiliar a mulher no pré-parto, parto e pós-parto. A doula zela pelo bem-estar da parturiente, orientando-as para que se sintam mais à vontade possível em seu trabalho de parto, para que ocorra da forma mais natural e tranqüila. Esclarece a futura mãe sobre a fisiologia do parto, fortalecendo suas escolhas a fim de evitar intervenções desnecessárias que faltem com respeito à mulher e a criança.

No trabalho de parto, a doula procura manter a parturiente no controle de todo o processo, sugere posições corporais para que ela se sinta mais confortável, trabalha a respiração e aplica técnicas não farmacológicas como massagem, banhos, atividade na bola, relaxamento e também orienta o companheiro para que ele se integre e auxilie ao máximo esse momento tão maravilhoso.


A doula não realiza o parto, não realiza qualquer procedimento médico e não questiona as decisões da equipe médica.


“A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde de vários países entre eles o Brasil (portaria 28 de maio de 2003) reconhecem hoje apos uma década de pesquisas cientificas a enorme contribuição da presença da doula nesse momento tão significativo e de tão profundas repercussões futuras. Tem se demonstrado que o parto evolui com maior tranqüilidade, rapidez e com menos dor e complicações tanto maternas como fetais. Torna-se uma experiência gratificante, fortalecedora e favorecedora da vinculação mãe-bebê. As vantagens também ocorrem para o Sistema de Saúde, que além de oferecer um serviço de maior qualidade, tem uma significativa redução nos custos dada a diminuição das intervenções médicas e do tempo de internação das mães e dos bebês.” (Fonte: Wikipedia).

*As pesquisas mais recentes demonstram que a participação da doula no parto pode:
Diminuir em 50% as taxas de cesárea
Diminuir em 20% a duração do trabalho de parto
Diminuir em 60% os pedidos de anestesia
Diminuir em 40% o uso da oxitocina
Diminuir em 40% o uso de fórceps.
Embora esses números refiram-se a pesquisas no exterior, é muito provável que os números aqui sejam tão favoráveis quanto os acima mostrados.
*Dados retirados do site Doulas do Brasil



Um pouquinho de História:
A palavra "Doula" vem do grego e significa "mulher que serve". Na concepção moderna, a antropóloga Dana Rapahel foi quem primeiro utilizou o conceito "doula", referindo-se às mulheres que ajudavam as novas mães durante a lactância e o cuidado ao recém-nascido nas Filipinas.

Com carinho: Renata Costa

Um comentário:

  1. Rê!!!
    Seu Blog está lindo e esse artigo muito bem escrito e elucidativo!!! Parabéns!!! :-)
    Posso atestar a profissional excelente e, principalmente, a pessoa maravilhosa que você é!!! Não tenho dúvidas de que quando Deus me abençoar com a gestação, vou querê-la ao meu lado em todos os momentos!!! :-)
    Boa Sorte "Amiga Doula" que eu amo tanto!!!
    Um beijo enorme do tamanho do seu coração,
    Lu

    ResponderExcluir