domingo, 25 de abril de 2010

Episio e Massagem de Períneo

O Que é Episiotomia? 
A episiotomia é um procedimento cirúrgico feito no períneo: região muscular que fica entre a vagina e o ânus. O corte é feito durante o parto normal para aumentar o espaço de passagem do bebê e assim facilitar sua saída. É realizado utilizando-se de anestesia local caso a mulher ainda não estiver anestesiada.
Esse procedimento sempre foi realizado de forma rotineira mas os estudos apontam que é preferível ter uma laceração espontânea do que realizar uma episio, esta que pode trazer o risco de trauma, infecções, hematomas e dor.

"A laceração é um rompimento orgânico dos músculos perineais para permitir a passagem do bebê. Por respeitar o desenho natural do tecido a recuperação do mesmo é muito mais rápida e os traumas infinitamente menores se comparados com uma episiotomia." (Blog Mamíferas)


O que pode ser feito?


A massagem perineal tem sido muito eficaz na diminuição de lacerações durante o parto. 
Essa massagem proporciona, além de uma preparação fisiológica do tecido um contato maior com o próprio corpo, um reconhecimento das sensações e movimentos dos músculos dessa região.
Ter a percepção das áreas do corpo que vem sendo transformadas durante a gravidez ajudarão como um todo no momento do parto, a consciência corporal traz a auto-confiança. Estar confortável com o próprio corpo é um ponto positivo para manter a tranquilidade em todas as fases do trabalho de parto e parto.
A hora da massagem é muito especial, o companheiro também pode participar, assim o casal pode compartilhar de um momento de muita intimidade e aprendizado! O importante é relaxar, manter a respiração fluída e experimentar!


- MASSAGEM DE PERÍNEO




- Encontre um lugar onde se possa sentar e estar sozinha, ou com seu parceiro, ininterruptamente.


 
- Tente ver seu períneo com ajuda de um espelho, note como ele é. Nem sempre será necessário um espelho para essa tarefa!

 
- Pode usar compressas com toalhas mornas no períneo por 10 minutos, ou tomar um banho morno (de banheira, assento, ou chuveiro, em último caso), caso precise relaxar.

 
- Lave as suas mãos e peça ao seu companheiro para fazê-lo também, caso ele a ajude nas massagens.

 
- Lubrifique seus dedos polegares e o períneo. Você pode usar muitos tipos de lubrificantes: Gel Lubrificante Íntimo (encontrado nos hipermercados e farmácias), KY Gel®, óleo de vitamina E, óleo vegetal puro (óleo de semente de uva é uma boa indicação!), etc.

 
- Coloque seus dedos polegares um pouco dentro de sua vagina, empurre-os para baixo e pressione para os lados. Deve sentir um leve estiramento, formigamento, ou uma leve queimação, mas nada que seja dolorido. Mantenha esse movimento por 2 minutos ou até que região fique levemente adormecida.

 
- Se sofreu uma episiotomia ou lacerações prévias, preste especial atenção ao tecido de cicatrização que, geralmente, não é tão elástico e é onde a massagem deve ser feita mais intensamente, com cuidado.


- Massage em volta e por dentro da região mais externa da vagina e seus tecidos, onde ela se abre, e mantenha sempre a lubrificação.


- Use seus polegares para puxar um pouco os tecidos, forçando-os a abrirem-se, imagine como seria se a cabeça do seu bebé estivesse fazendo esse movimento na hora do parto.

 
- Se seu parceiro estiver fazendo a massagem, pode ser muito útil que ele use os polegares. A sensação pode ser mais bem percebida por você, mas não deixe de guiá-lo com suas sensações para que ele saiba qual a pressão que deve utilizar. Nesta massagem, quando ela está sendo feita pelas primeiras vezes, é comum que seja possível usar somente um dedo, até que a musculatura seja trabalhada e possa ser estendida.




ATENÇÃO:


1. Evite mexer no ou abrir o orifício da uretra (logo acima da vagina) para evitar infecções urinárias.


2. Não faça massagens no períneo se você tiver lesões ativas de herpes (isso pode causar o aumento da área das lesões).
3. Pode começar essas massagens em torno da 34a semana de gravidez. Se já passou da 34a semana e ainda não começou, não desista! A massagem pode trazer-lhe benefícios ainda assim. Pode fazê-la pelo menos uma vez por dia.


4. Lembre-se que a massagem sozinha não vai proteger seu períneo, mas ela é parte de um grande esquema. Escolher uma posição vertical para parir (de cócoras, de joelhos, sentada etc.) favorece a distribuição de pressão no períneo. Se escolher parir deitada de lado, isso também reduz muito a pressão no períneo. Deitada de costas, totalmente na horizontal, é a posição para parir em que há mais chances de se provocar lacerações e necessidade de episiotomia.


Fonte: http://pregnancy.about.com
(Tradução da Bart - adaptação para Portugal: Américo Torres - HumPar)


Para saber mais sobre Episiotomia e derivados acessem o blog http://xoepisio.blogspot.com.




Fontes:
http://aquihabebe.blogspot.com/2008/07/massagem-do-perneo.html
http://mamiferas.blogspot.com/2009/09/episiotomia-x-laceracao-ou-normal-x.html
http://www.amigasdoparto.com.br/episiotomia1.html
http:// www.net-bebes.com (imagem de episio) 


Com Carinho: Renata Costa

Um comentário:

  1. Olá adorei .. Mais eu gostaria de saber o que pode ser feito depois que o corte tenha sido feito pois eu tive parto natural amis tive q ter esse corte .. e ele ficol dolorido ... não to conseguindo ter relações sexuais até hj isso porque a minha nenem tem 6 meses já =\
    Se puder responder meu email eh
    rafaela.c.v@hotmail.com
    Obrigada pela atenção....

    ResponderExcluir