terça-feira, 11 de janeiro de 2011

PLANOS PARA CHEGADA DE UM BEBÊ EM 2011?!

Planos para chegada de um bebê em 2011?!

Não tenha dúvidas de que você é capaz de passar por um parto digno, um parto respeitoso, UM PARTO PODEROSO!!!

Dúvidas e incertezas é muito comum, mas o mais comum mesmo, é o MEDO da dor.
Existe uma diferença crucial entre: dor e sofrimento. A dor está dentro de um limiar fisiológico que é tolerável ao nosso corpo, mas quando o sofrimento entra junto ai é que vem os temores.

Uma mulher que está prestes a receber o neném, estando em um ambiente tranquilo em que ela possa se alimentar, se movimentar como é conveniente, na presença do marido ou acompanhante de confiança/doula (ou ambos!), vai se sentir amparada.  Esse amparo é fundamental para o alivio da dor afastando os sofrimentos. Diferente de uma mulher deixada num leito, sozinha, tendo que passar por todas as evoluções do parto sem um amparo sem ao menos uma mão para segurar.

Tem mulheres que sentem dores insuportáveis, outras toleram melhor. Linda e misteriosa natureza humana que faz com que cada corpo possa sentir e consentir de maneira única. O período expulsivo (saída do neném) não é a hora de maior dor, mas sim momentos antes, nas contrações finais e é  justamente nesse momento em que as mulheres pedem anestesia. Sem saber que dali alguns minutos aquela dor vai diminuir.


Ocorre normalmente a chamada cadeia de intervenções (medo-dor-anestesia-... ) que levam à uma cesárea desnecessária. Nisso, envolveu tempo, dor, farmacologia, ane$te$ista e lá se foi a oportunidade... de parir, de sentir, de se entregar à natureza.. DE FAZER FORÇA E SENTIR A FORÇA.

Por falta de opção, por falta da vóz da Mãe ser ouvida dentro do patriarcado. Quem fará isso mudar? Nós mulheres! Que vamos parir, que vamos colocar nossos filhos no mundo dentro de um espaço sagado, dentro de um espaço de amor.

Por isso é que dever ser fortalecido o PLANO DE PARTO (aguardem postagem!)
 Tratam o parto, como algo mecânico e não individualizado sendo esse sistema que vigora, uma "contra-ação" à vida e à espontaneidade.

 Ter um parto normal é um resgate muito grande ao poder do feminino, hoje nós sofremos com TPM, sentimos incomodos com a menstruação... Você ja parou pra pensar porque isso? Porque a nossa dificuldade de lidar com o natural, com os processos da vida e morte?

Todo esse movimento do parto humanizado é para trazer de volta a integridade da mulher, a atenção médica é extremamente importante, a tecnologia também em muitos casos!  Mas quem faz o parto é a mulher e não o médico.

Desde o primeiro momento que você descobre a gravidez,  já é hora de preparar a casa do neném, a casa dele é você! Hora de arrumar, limpar, tirar as "tralhas" psíquicas, afastar as neuroses para poder ouví-lo, para poder recebê-lo. Trazer informações positivas para si. Reformas na "casa" no nível físico, mental, emocional e espiritual.

Para na hora do trabalho de parto, saber trabalhar! Saber o que esta acontecendo com você, com as movimentações fisiológicas involuntárias, porque quando você sabe o que esta acontecendo, você não se assusta (ou pelo menos assusta menos..rs) mantém a presença. O melhor anestésico é estar presente.


E principalmente, a presença daquela pessoa que você mais ama e mais confia te tocando, te acariciando, ajuda a trazer a própria presença. O toque é muito curativo, a massagem, o banho quente (alivia a dor que é uma beleza!) um cheirinho (aromaterapia)... são maneiras de trazer o conforto. É um momento único não é?

Pense nisso!

Trabalhe para seu trabalho de parto.

Com Carinho: Rê



Imagem retirada de www.ciranddadalua.com.br