quarta-feira, 4 de agosto de 2010

III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento


A ReHuNa - Rede pela Humanização do Parto e Nascimento, tem grande satisfação em realizar a III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento, de 26 a 30 de novembro de 2010 em Brasília-DF, que abordará temas candentes, como a redução da morbimortalidade materna e perinatal, a redução dos índices de cesarianas desnecessárias, a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos e a humanização da assistência ao pré-natal, parto, pós-parto.

Carta dos Presidentes:

Sejam benvindos!

É com grande satisfação que lhe convidamos a participar da III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento, um evento dirigido a todas as pessoas interessadas em renovar seus conhecimentos sobre este rico campo de saberes.

Um dos objetivos desta III Conferência é dar visibilidade ao muito que vem sendo feito para tornar o parto e o nascimento experiências fortalecedoras para a mulher e sua(seu) recém-nascida(o), retirando dessa vivência a conotação de momento de grande sofrimento. Mesmo que estejamos dando especial foco às realizações no Brasil, abriremos espaço importante ao que ocorre em outras partes do mundo. Assim, nesta Conferência haverá destaque para os Painéis de Experiências Exitosas.

Um objetivo adicional é trazer as mais recentes inovações no campo do cuidado a mulheres e recém-nascidas(os), assim como autoridades já reconhecidas por suas grandes contribuições ao arsenal teórico do movimento.

Esta Conferência ainda objetiva favorecer as articulações entre cientistas, profissionais de saúde e ativistas do Brasil e do exterior, visando o fortalecimento do movimento nacional e internacionalmente.

Finalmente, por realizar-se em Brasília, esta Conferência se propõe a dar visibilidade política aos problemas existentes no cuidado a essa população vulnerável.

Contamos com a sua presença!

Daphne Rattner
Presidente da III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento

Sobre a Conferência

A IIIª Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento tem por objetivos:

» Difundir e aprofundar o conhecimento sobre Humanização do Parto e Nascimento
» Dar visibilidade à experiencias exitosas de Humanização e redução de cesárias desnecessárias no Brasil e no exterior
» Lançar campanha de monitoramento da Lei Federal nº 11.108/2005, que garante a toda gestante a presença de um(a) acompanhante na sala de pré-parto, no parto e no pós parto nas unidades de saúde
» Sensibilizar novos parceiros na estruturação de serviços humanizados na assistência à gestação e ao parto e nascimento
» Facilitar o intercâmbio de saberes entre pesquisadoras(es), universidades, centros de pesquisa, órgãos públicos, maternidades, casas de parto e profissionais autônomas(os).
» Demandar de forma organizada novas políticas públicas de apoio à humanização do parto e nascimento;
» Discutir novos conceitos e experiências sobre o nascimento fisiológico nas diferentes culturas e sociedades;
» Realizar a III Conferência Internacional Sobre Humanização do Parto e Nascimento na cidade de Brasília- DF para potencializar as realizações referentes aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio nº 4 e 5.

Eventos Incluídos

» 20º Encontro Nacional de Gestação e Parto Natural Conscientes
» 18ª Plenária da ReHuNa
» 8º Encontro Nacional de Doulas
» 2º Encontro Internacional de doulas
» 1° Encontro Internacional da Relacahupan - 10 anos em rede
» Plenárias de movimentos sociais nacionais
» Reunião de movimentos sociais internacionais

Temas

» International MotherBaby Friendly Childbirth Initiative – Instituição Amiga do Binômio MãeBebê
» Humanização na legislação de países latino-americanos e Caribe: o que existe e como avançar
» A importância da atenção à interculturalidade nos sistemas de saúde
» A judicialização da atenção ao parto
» Violência Institucional na Atenção Obstétrica
» Atenção ao parto domiciliar
» Estudos comparativos de local de parto
» Participação da(o) parceira(o) no processo de cuidado da gestação e parto
» Formação de profissionais para o novo modelo
» Aspectos psicológicos da gestação e no parto normal
» Atenção humanizada ao RN patológico
» A importância das práticas de atenção ao parto na amamentação
» Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil
Sobre o Logotipo do Evento

Uma figura humana que sugere a mãe grávida, outra que sugere o pai. Ambos estão sobrepostos gestando uma nova vida, um dentro do outro, fundidos e só o ventre está em evidência. O bebe é alimentado pela placenta da grande mãe terra sugere a integração com a natureza. O objetivo da III Conferência é aumentar os vínculos e as raízes na conduta pela dignidade no nascimento. Esse casal está representado com os 4 braços levantados, como galhos de uma grande árvore que representam os 4 pilares da Conferência. Os frutos, são os elementos de cor, com toda a sua diversidade representam os participantes, os convidados, as palestras os debates os novos projetos que vão surgir.

Criação - Bia Fioretti, publicitária e fotógrafa criadora do Movimento de Resgate da Essência do Feminino através das Parteiras - "Mães da Pátria" " Mothers of our Homeland" " Madres de la Tierra". http://maesdapatria.wordpress.com - maesdapatria@gmail.com

Visite o meu blog biafioretti.com