terça-feira, 29 de junho de 2010

MAMA SUTRA!


RISOS!!!

AMAMENTAÇÃO

A Amamentação é um momento muito especial e para que esse ato de afeto, vínculo e interação profunda entre mãe e bebê se estabeleça de uma maneira natural e prazerosa, às vezes, é preciso alguns "ajustes" para que o aleitamento possa fluir e a mãe se sinta confiante para nutrir o seu bebê, ainda mais, com conforto a ambos.

Esse é um trecho retirado do Caderno de Amamentação e Alimentação do Ministério da Saúde que proporciona ricas informações às mães no processo do aleitamento.


 DICAS DE AMAMENTAÇÃO:

Apesar de a sucção do bebê ser um ato reflexo, ele precisa aprender a retirar o leite do peito de forma eficiente. Quando o bebê pega a mama adequadamente – o que requer uma abertura ampla da boca, abocanhando não apenas o mamilo, mas também parte da aréola –, forma-se um lacre perfeito entre a boca e a mama, garantindo a formação do vácuo, indispensável para que o mamilo e a aréola se mantenham dentro da boca do bebê.
A língua eleva suas bordas laterais e a ponta, formando uma concha (canolamento) que leva o leite até a faringe posterior e esôfago, ativando o reflexo de deglutição. A retirada do leite (ordenha) é feita pela língua, graças a um movimento peristáltico rítmico da ponta da língua para trás, que comprime suavemente o mamilo. Enquanto mama no peito, o bebê respira pelo nariz, estabelecendo o padrão normal de respiração nasal.
O ciclo de movimentos mandibulares (para baixo, para a frente, para cima e para trás) promove o crescimento harmônico da face do bebê.
A técnica de amamentação, ou seja, a maneira como a dupla mãe/bebê se posiciona para amamentar/mamar e a pega/sucção do bebê são muito importantes para que o bebê consiga retirar, de maneira eficiente, o leite da mama e também para não machucar os mamilos.


Uma posição inadequada da mãe e/ou do bebê na amamentação dificulta o posicionamento correto da boca do bebê em relação ao mamilo e à aréola, resultando no que se denomina de “má pega”. A má pega dificulta o esvaziamento da mama, levando a uma diminuição da produção do leite. Muitas vezes, o bebê com pega inadequada não ganha o peso esperado apesar de permanecer longo tempo no peito. Isso ocorre porque,
nessa situação, ele é capaz de obter o leite anterior, mas tem dificuldade de retirar o leite posterior, mais calórico.


Pega adequada ou boa pega:


Pega inadequada ou má pega

Além de dificultar a retirada do leite, a má pega machuca os mamilos. Quando  o bebê tem uma boa pega, o mamilo fica em uma posição dentro da boca da criança que o protege da fricção e compressão, prevenindo, assim, lesões mamilares.



Posição da Mãe – A mãe escolhe uma posição







 
• As roupas da mãe e do bebê são adequadas, sem restringir movimentos? Recomenda-se que as mamas estejam completamente expostas, sempre que possível, e o bebê vestido de maneira que os braços fiquem livres.


• A mãe está confortavelmente posicionada, relaxada, bem apoiada, não curvada para trás nem para a frente? O apoio dos pés acima do nível do chão é aconselhável(uma banquetinha pode ser útil).


• O corpo do bebê se encontra bem próximo do da mãe, todo voltado para ela, barriga com barriga?


• O corpo e a cabeça do bebê estão alinhados (pescoço não torcido)?


• O braço inferior do bebê está posicionado de maneira que não fique entre o corpo do bebê e o corpo da mãe?


• O corpo do bebê está curvado sobre a mãe, com as nádegas firmemente apoiadas?


• O pescoço do bebê está levemente estendido?


• A mãe segura a mama de maneira que a aréola fique livre? Não se recomenda que os dedos da mãe sejam colocados em forma de tesoura, pois dessa maneira podem servir de obstáculo entre a boca do bebê e a aréola.

 • A cabeça do bebê está no mesmo nível da mama, com o nariz na altura do mamilo?

 • A mãe espera o bebê abrir bem a boca e abaixar a língua antes de colocá-lo no peito?

 • O bebê abocanha, além do mamilo, parte da aréola (aproximadamente 2cm além do mamilo)? É importante lembrar que o bebê retira o leite comprimindo os seios lactíferos com as gengivas e a língua.

 
• O queixo do bebê toca a mama?
• As narinas do bebê estão livres?
• O bebê mantém a boca bem aberta colada na mama, sem apertar os lábios?


• Os lábios do bebê estão curvados para fora, formando um lacre? Para visualizar o lábio inferior do bebê, muitas vezes é necessário pressionar a mama com as mãos.


• A língua do bebê encontra-se sobre a gengiva inferior? Algumas vezes a língua é visível; no entanto, na maioria das vezes, é necessário abaixar suavemente o lábio inferior para visualizar a língua.


• A língua do bebê está curvada para cima nas bordas laterais?


• O bebê mantém-se fixado à mama, sem escorregar ou largar o mamilo?


• As mandíbulas do bebê estão se movimentando?


• A deglutição é visível e/ou audível?

É sempre útil lembrar a mãe de que é o bebê que vai à mama e não a mama que vai ao bebê. Para isso, a mãe pode, com um rápido movimento, levar o bebê ao peito quando ambos estiverem prontos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca quatro pontos-chave que caracterizam o posicionamento e pega adequados:

Pontos-chave do posicionamento adequado

1. Rosto do bebê de frente para a mama, com nariz na altura do mamilo;

2. Corpo do bebê próximo ao da mãe;

3. Bebê com cabeça e tronco alinhados (pescoço não torcido);


4. Bebê bem apoiado.


Pontos-chave da pega adequada

1. Mais aréola visível acima da boca do bebê;

2. Boca bem aberta;

3. Lábio inferior virado para fora;

4. Queixo tocando a mama.

Os seguintes sinais são indicativos de técnica inadequada de amamentação:

• Bochechas do bebê encovadas a cada sucção;

• Ruídos da língua;

• Mama aparentando estar esticada ou deformada durante a mamada;
• Mamilos com estrias vermelhas ou áreas esbranquiçadas ou achatadas quando o bebê solta a mama;

• Dor na amamentação;

Quando a mama está muito cheia, a aréola pode estar tensa, endurecida, dificultando a pega. Em tais casos, recomenda-se, antes da mamada, retirar manualmente um pouco de leite da aréola ingurgitada.


Retirado do Cadernos de Atenção Básica N°23
Saúde da Criança: Nutrição Infantil - Aleitamento Materno e Nutrição Complementar
Ministério da Saúde 2009
Na íntegra:
http://www.amigasdopeito.org.br/wp-content/uploads/2009/06/cadernoatenaaobasica_23.pdf

Com Carinho: Rê










sexta-feira, 11 de junho de 2010

ENAM - XI Encontro Nacional de Aleitamento Materno

Neste momento na cidade de Santos-SP está acontecendo o ENAM - Encontro Nacional de Aleitamento Materno e I ENACS - Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável. Venho através desse post apoiar o encontro e declarar a importância que tem esses encontros de grandeza internacional no rumo do pensar a saúde no Brasil e no mundo.

Link do Site oficial ao lado esquerdo

O ENAM

O XI ENAM procurou ampliar a abrangência, incluindo em sua programação a temática da atenção apropriada ao parto. Em um país com taxas tão elevadas de cesarianas faz-se necessário o pensar coletivo para a incorporação de práticas que venham a favorecer a saúde tanto das crianças quanto de suas mães.


OBJETIVO:
O objetivo principal é propiciar o debate amplo sobre o aleitamento materno e a alimentação complementar apropriada e contribuir para o fortalecimento das redes sociais de apoio


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Apresentar e discutir as recomendações sobre aleitamento materno e alimentação complementar para subsidiar ações de educação alimentar e promoção da alimentação saudável na primeira infância;


• Divulgar as pesquisas recentes sobre aleitamento materno e alimentação complementar para fortalecer tecnicamente os profissionais que atuam na área;


• Apresentar os diagnósticos de municípios, regionais e nacionais do aleitamento materno para o estabelecimento de políticas, programase metas a serem atingidas, levando em conta os preceitos do SUS;


• Discutir e incentivar políticas voltadas para a alimentação saudável considerando os riscos e agravos à saúde na vida adulta;


• Apresentar as políticas governamentais e as ações promotoras do aleitamento materno considerando a participação dos diferentes setores da sociedade e o controle social;


• Propiciar uma arena de discussão entre gestores públicos da área da saúde infantil, estimulando a troca de experiências bem sucedidas;


• Fortalecer o intercâmbio entre pesquisadores da área da saúde, gestores públicos e técnicos atuantes nos serviços ligados à saúde infantil;


• Propiciar aos estudantes universitários a oportunidade de conhecer e criar vínculos com professores, pesquisadores e profissionais da área da saúde de diversas regiões do País.


PÚBLICO ALVO
O evento é dirigido aos profissionais de saúde e grupos comunitários de apoio que trabalham com a saúde de lactentes, crianças de primeira infância e mulheres, incluindo professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, fiscais da Vigilância Sanitária, trabalhadores do Programa Saúde da Família, gestores e técnicos municipais de saúde, profissionais de órgãos de defesa do consumidor, integrantes dos Conselhos Tutelares, Conselhos de Segurança Alimentar, das associações de profissionais ligados à nutrição e à saúde das mulheres e das crianças.


EDIÇÕES ANTERIORES
Veja aqui um breve resumo sobre as edições anteriores do ENAM. Esta versão foi construída por Rosana De Divitiis e Maria Lúcia Mühlbauer, a partir de uma base montada por Marcus Renato de Carvalho e com a colaboração de Amigas do Peito , Celina Valderez Kohler, Denise Arcoverde , Zuleika Thomson , Regina da Silva, Valderez Aragão, Roberto Vinagre e Eunice Begot Dantas.


1991 - Niteroi
1992 - Camaquã
1993 - Recife
1995 - Brasília
1997 - Londrina
1999 - Belo Horizonte
2001 - Salvador
2003 - Cuiabá
2006 - Porto Alegre
2008 - Belém

Com Carinho: Rê